A observação de aves é um hobby praticado por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta atividade, hora praticada como passatempo e hora praticada como ciência-cidadã, tem um papel importante na concientização das pessoas sobre a grandeza de nossa biodiversidade.
Neste contexto, o observador de aves se torna o principal ator, aquele que contempla e aprende continuamente sobre o universo das aves através de um hobby fisica e mentalmente saudável.
No Brasil, o dia do observador de aves é comemorado em 28 de abril. De acordo com o CEO(Centro de Estudos Ornitológicos) a data se refere ao primeiro relato de observação de aves no Brasil quando “Pero Vaz de Caminha documentou as primeiras observações de aves feitas em território brasileiro, em 1500, conforme consta em sua famosa em carta ao rei de Portugal, onde dá notícias, entre outras coisas, da riqueza de nossa avifauna.”
Enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, atravessavam alguns papagaios essas árvores; verdes uns, e pardos, outros, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra. Todavia os que vi não seriam mais que nove ou dez, quando muito. Outras aves não vimos então, a não ser algumas pombas-seixeiras, e pareceram-me maiores bastante do que as de Portugal. Vários diziam que viram rolas, mas eu não as vi. Todavia segundo os arvoredos são mui muitos e grandes, e de infinitas espécies, não duvido que por esse sertão haja muitas aves!